Morar sozinho pode parecer uma experiência assustadora no início. No meu caso por exemplo, há 18 anos nessa jornada, garanto que pode ser transformadora.
Além de tudo, cheia de liberdade e autonomia. Entretanto, com toda esta indpendência, vêm desafios como o gerenciamento de tarefas domésticas.
Como por exemplo: cozinhar para uma pessoa só ou até mesmo como lidar com muito tempo livre. Então foi pensando nisto, que resolvi dividir minhas experiências ao longo destes anos, criando um guia prático.
Pois assim pode te ajudar a lidar com algumas dificuldades que morar sozinho, pode trazer em alguns momentos. Ajuda essa que não tive e posso te garantir que faz muita diferença!
Na postagem de hoje, vou te passar dicas básicas porém essenciais como por exemplo: organizar a casa e criar uma rotina eficiente para o dia a dia.
Até mesmo estratégias para economizar e tentar ao menos manter o equilíbrio emocional com novos hábitos. Mas me aguarde viu?! Pois o nosso guia prático para quem mora sozinho está apenas começando!
Tente se planejar antes da mudança
Planejamento financeiro
É importante ter uma reserva de emergência e um orçamento detalhado para suas despesas, incluindo aluguel, contas de luz, água, internet, alimentação, transporte e outros custos. No entanto, sabemos como é a realidade e que nem sempre é possível fazer este tipo de reserva.
E é pensadno nisso, que eu sugiro que para este planejamento, que inclua uma renda extra para depesas que possa ter à mais neste período. Porém, aqui neste ponto, é sempre bom começar uma limpeza financeira antes para enxergar seu real orçamento.
Enxugar itens como por exemplo:
- Assinaturas de streaming (Netflix, Prime Video etc);
- Sair à noite e/ou sair com amigos para restaurantes e bares todo final de semana;
- Comprar roupas e cosméticos todos os meses,
- Pedir comida delivery e entre tantos outros;
Pode sim trazer uma boa economia para suas finanças, e em muitos casos evitando até mesmo precisar trabalhar em dois empregos.
Encontrando o lugar ideal para morar
Escolha um local seguro, com acesso a transporte público, comércio e serviços essenciais. Considerando também o tamanho do imóvel, a vizinhança e as regras do condomínio, sim esta seria a expectativa.
Mas sabemos que nem sempre é possível encontrar o lugar dos sonhos e quanto mais rápido assumir esta condição para o coração, melhor.
Sendo assim, olhe primeiro de forma realista para suas finanças e disposição caso precise abrir mão daquele lugar dos sonhos que por enquanto ainda não está manifestado mas que um dia estará.
Então procure sempre por locais que o custo de vida seja viável para sua realidade atual. Procure pesquisar a questão de segurança do local, caso precise fazer trajetos à pé com frequência e mãos à obra.
Hora da mobília e decoração do lar
Comece com os móveis básicos e vá complementando aos poucos, pois acredite: abrirá sobre você um leque de consumo até então nunca visto na sua vida!
Recomendo cautela e principalmente consciência financeira aqui neste ponto. Afinal, sair comprando tudo sem pensar muito, pode trazer um certo desânimo ao montar uma casa sem dinheiro e muitas vezes espaço.
Então cuidado para comprar itens demais. Procure sempre por itens de acordo com suas necessidades e estilo pessoal. Deixando assim o ambiente aconchegante e com a sua cara.
E caso precise de dicas para decorar a casa, pesquise no Pinterest e muitos outros sites pela internet.
Um que recomendo sempre que possível é o Casa Chaucha que sou suspeita para falar. Lá você vai encontrar ambientes reais com cara de conforto e aconchego.
Como lidar com o dia a dia
Organizando as tarefas da casa
Ledo engano de quem acha que assim que começa à morar por conta própria, terá todo o tempo do mundo para fazer o que quiser e quando bem entender.
É aí que surgem atividades e um tanto de tarefas que até então não eram de fato necessárias. Mas para quem precisa manter o orçamento em dia, é muito mais econômico aprender à fazer certas tarefas.
Crie um cronograma para tarefas domésticas, como cozinhar, limpar a casa e lavar roupa. Isso te ajudará a manter o ambiente organizado e evitará acúmulo de tarefas no decorrer da semana.
Uma ferramenta que me ajuda muito é o Notion e o Google Agenda. Pois assim, consigo deixar a rotina em dia então recomendo sempre que posso.
Cozinhando em casa
Cozinhar em casa é mais saudável e principalmente mais econômico que comer fora e não preciso nem provar. Porém para que esta habilidade seja feita da forma mais prática possível, sempre tenha em mãos o básico de acessórios de cozinha.
Então sempre que puder, planeje suas refeições com antecedência e faça compras no supermercado uma vez por semana, quinzenal ou mensal de acordo com as necessidades que surgirem.
Mas é importante observar o consumo dos itens comprados para não haver desperdícios. Então sempre faça uma força tarefa na geladeira e armários para usar cada item. E sempre que precisar: congele!
No entanto, se ainda não sabe cozinhar, é uma ótima oportunidade para criar um hábito novo e saudável. Afinal, aprender faz um bem danado para a alma.
Seja sociável: Mesmo morando sozinho, é importante manter contato com amigos e familiares. Participe de atividades sociais, faça cursos e conheça novas pessoas.
Cuide da sua saúde: Pratique exercícios físicos regularmente, tenha uma alimentação saudável e durma bem.
Mantenha a casa segura: Tome medidas para garantir a segurança da sua casa, como instalar um sistema de alarme e trancar as portas e janelas quando sair.
Aproveite a liberdade: Morar sozinho te dá a liberdade de fazer o que quiser, quando quiser. Aproveite para curtir seus hobbies, relaxar e fazer as coisas que te fazem feliz.
Lidando com o tempo livre
É normal sentir-se sozinho às vezes, especialmente no início. Mas existem algumas coisas que você pode fazer para lidar com esse sentimento:
- Conecte-se com amigos e familiares: Faça ligações, mande mensagens e marque encontros presenciais.
- Participe de atividades sociais: Junte-se a clubes, grupos ou aulas de acordo com seus interesses.
- Converse com um profissional: Se a solidão estiver te afetando muito, procure ajuda de um psicólogo ou terapeuta.
- Pratique atividade física: Nada melhor que desenvolver alguma atividade física seja em casa, na rua ou academia. Pois assim, a saúde mental e física ficam em dia.
Lembre-se: Morar sozinho pode se tornar uma ótima jornada de aprendizado e crescimento. Seja paciente consigo mesmo, aproveite as oportunidades e curta essa nova fase da sua vida!
Dicas extras
Cuide da sua saúde mental: É importante cuidar da sua saúde mental, assim como da sua saúde física. Pratique atividades relaxantes, como meditação ou yoga, e procure ajuda profissional se precisar.
Utilize aplicativos para te ajudar: Existem diversos aplicativos que podem te ajudar a organizar suas tarefas, gerenciar suas finanças e até mesmo encontrar receitas para cozinhar.
Faça amizade com seus vizinhos: Conhecer as pessoas que moram ao seu redor pode te fazer sentir mais seguro e conectado à comunidade.