Nem todo mundo pode pagar mão de obra profissional para a limpeza da casa, certo? E que nossa casa é o local onde nos encontramos todos os dias, isso não tem muita novidade.
Mas deixar tudo em ordem, limpo e organizado, pode se tornar um desafio quando não há planejamento e principalmete ajuda. E hoje eu venho com algumas dicas que me salvaram e espero que possam te ajudar também!
Criar um cronograma semanal de limpeza pode transformar a casa em um refúgio aconchegante. Fazendo tudo sem ajuda, ao longo dos anos, aprendi a cuidar das tarefas domésticas no dia a dia. Mas mantendo tudo de forma estratégica de acordo com meu tempo e rotina.
Dividindo as tarefas ao longo da semana, evitando faxinas intermináveis, mas ainda assim mantendo o ambiente sempre agradável.
E foi assim que encontrei uma rotina mais leve e fácil de seguir. E com isso consigo manter a casa limpa e organizada na maior parte do tempo.
Dicas para um cronograma de limpeza eficiente
Identificando os ambientes da casa
Comece criando uma lista de todos os cômodos da sua casa. Sim, parece uma tarefa no mínimo tola! Mas garanto que esta lista vai te ajudar a criar um “mapa de espaços”. Assim, será mais fácil dividir o que chamo de ‘micro tarefas’ para a semana.
Defina as tarefas para cada espaço
Feito o mapa de espaços, é importante determinar as tarefas a serem realizadas como: varrer, passar pano, tirar o pó, etc. E principalmente o que será de limpeza diária ou o que será feito em cada cômodo, por exemplo. Pois assim a rotina de limpeza fica mais leve, estipulando quanto tempo cada tarefa vai tomar no dia. Além disso, pode ser tudo encaixado na agenda da semana sem cansar.
Estabeleça a frequência
Algumas tarefas serão feitas todos os dias como: arrumar a cama, juntar roupas sujas e lavar a louça por exemplo. Porém outras serão semanais como: trocar as roupas de cama e aguar as plantas. E algumas mensais, como limpar janelas e assim por diante.
Mas o que recomendo nesta etapa, é não se cobrar quando não for possível cumprir o combinado da semana. Pois imprevistos existem e o que mais importa é manter a harmonia entre ambiente limpo e facilidade nas tarefas do dia a dia.
Então seja realista com seu tempo e disposição, adapte sempre o cronograma de acordo com o tamanho e necessidades da casa. Sempre que precisar, ajuste tudo à sua realidade.
Dicas extras para manter a casa organizada
Um lugar para cada coisa
Defina um lugar específico para cada objeto e mantenha tudo organizado. O ideal é sempre testar disposições novas para entender melhor a dinâmica da casa.
Limpe enquanto você usa
Evite acumular sujeira, limpar a pia após usar e guardar as roupas no armário, podem ser ótimos hábitos para ajudar a manter tudo organizado por mais tempo.
Mantenha os produtos de limpeza organizados
Tenha um local específico para guardar os produtos de limpeza e facilitar o acesso. Afinal, é sempre bom manter tudo o mais prático e fácil possível para a dinâmica do cronograma de organização da casa funcionar.
Faça uma limpeza da casa profunda
Além da limpeza semanal, reserve um dia por mês para realizar uma limpeza mais profunda, como limpar atrás da geladeira ou lavar o sofá. Procure sempre manter a frequência da faxina pesada para evitar foco de mofo, ácaros etc.
Concluindo
A chave para manter uma casa limpa e organizada é a consistência. Ao seguir um cronograma de limpeza doméstica e adotar hábitos de organização, você terá mais tempo livre para aproveitar as coisas que realmente importam.
Gostaria de personalizar um cronograma para sua casa?
Me diga quais são seus desafios que te ajudo a criar uma rotina de limpeza mais eficiente!